#portodosnós

VÍDEO: ótica valoriza funcionários e mantém todos os empregos durante a pandemia

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Foto)

Tempos incertos para a economia aumentam as preocupações entre empresários e empregados. Uma coisa é certa: o comércio passa por uma fase difícil e não existe uma data exata para retomar a normalidade das vendas.


Cada setor lida com suas peculiaridades, mas, no geral, a paciência se tornou uma qualidade de extrema importância neste momento. É o que acredita a proprietária da Ótica Silvio Joalheiro, Tais Beuren. Ela diz que, agora, não é hora de pensar em quando tudo voltará ao normal, ou qual o tamanho do prejuízo.

- Desde o início fomos favoráveis ao isolamento e ao fechamento do comércio. A gente entendeu que essa seria uma maneira de cooperar com a prevenção do coronavírus. Tínhamos consciência dos prejuízos, mas isso é uma coisa que depois a gente corre atrás com muita paciência. O comércio está acostumado a se recuperar de crises - diz.

Durante parte do período de isolamento, a Ótica Silvio Joalheiro manteve funcionamento por oferecer um serviço considerado essencial. Com grande parte do comércio fechado e a maioria da população em casa, as vendas caíram 60%. Mas esse não era o principal foco de atenção da empresa.

- Mais do que a questão econômica, eu tenho o cuidado em passar tranquilidade para as pessoas que trabalham conosco. Temos, como prioridade, manter todos os empregos que a loja gera - conta Tais.

Mesmo com as dificuldades que a pandemia trouxe, a empresa não demitiu nenhum funcionário. De acordo com Tais, seguranças, vendedores e colaboradores puderam manter seus salários.

- Garantindo esses empregos, a gente garante que os funcionários tenham renda para continuar consumindo e comprando no comércio local - explica.

LEIA MAIS

VÍDEO: minimercado oferece entregas gratuitas durante período de isolamento

VÍDEO: empresa fotográfica de Santa Maria lança vitrine solidária

Adaptação

Todo processo de crise causa mudanças. Para a Silvio Joalheiro, a adaptação foi positiva. Segundo Tais, os serviços tradicionais foram reformulados para que a resposta ao consumidor fosse mais rápida e clientes pudessem resolver tudo sem precisar retornar à loja. Além disso, a empresa passou a realizar atendimentos domiciliares, principalmente para clientes dos grupos de risco, que precisam se preservar em casa. 

Outra mudança positiva foram as qualificações da equipe. Tais conta que usou o tempo livre para se reinventar, fazer cursos, rever projetos e remanejar funcionários.

- Temos que tirar coisas boas de momentos como este. Foi o que fizemos. Os resultados desse período logo serão divulgados - conta.

Uma ideologia que ela e a família Beuren levam da vida para as práticas na empresa é o consumo de produtos e serviços locais. Tais diz que consumir em empresas da cidade reforça a economia local para todos os setores.

Quem também pensa assim é a professora aposentada Eliana Xavier Hoffmeister. Cliente da Ótica Silvio Joalheiro há mais de 30 anos, ela conta que comprar em empresas locais traz benefícios além da relação cliente e funcionário.

- Valorizar nosso comércio é essencial para manter a recuperação da nossa cidade em tempos de crise. Mas, acima de tudo, comprar de empresas locais, que têm atendimentos personalizados, acaba promovendo laços de amizade. Na Silvio Joalheiro, o atendimento é fora de série. Hoje, me considero amiga da família - conta a professora.

SILVIO JOALHEIRO

  • Atuação - Ótica e joalheria
  • Fundação - 1976
  • Empregos diretos - 33
  • Empregos indiretos - 7
  • No digital - Instagram

#portodosnós 
A campanha é uma iniciativa do Diário em parceria com a prefeitura de Santa Maria e conta com apoio de: AHturr , Ajesm, Apusm, Associação Rural de Santa Maria, ATU, Cacism, CDL, Espaço Contábil, OAB, Secovi, Secsm, SHRBS, Sindigêneros, Sindilojas, Sinduscon, Simprosm


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comércio tem horário estendido neste sábado Anterior

Comércio tem horário estendido neste sábado

Próximo

VÍDEO: como foi o primeiro dia de comércio com horário ampliado

Economia